04 abril 2008

Sinais

Sinal vermelho.
No MP3 player, ouve Stones.
Sábias palavras que o tio Jagger veio desabafar: “You Can't Always Get What You Want”. Nem sua mãe poderia ser tão precisa. Talvez não prestou muita atenção, quando as palavras maternas tentaram formar um cidadão menos dependente; uma criança menos mimada. Nada adiantou.
Os anos se apresentaram, mas o desejo de querer tudo, sempre foi uma constante.
Nem mesmo as primas derrotas transformaram aquela essência de ser, em um humano mais lúcido. Cresceu perdedor, mas fortaleceu seu ego com alucinações e frivolidades, que derrocaram seu caráter.
Mesquinho e inseguro, tratou a vida com extremos. Não se manteve atento em relação ao imenso e rico caminho que diferencia vencedores de perdedores. Existe uma gama infindável de defeitos e qualidades que habitam essa distância. Cada esboço, cada tentativa, cada peculiaridade. Descartou tudo isso em nome de uma sociedade punitiva, que não compactua com a fragilidade, com o choro, com a segunda chance.
Na ânsia de ser o melhor em todos os momentos, esqueceu de viver esses momentos. Programou-se. E, nesta programação, não foi capaz de distribuir bem os instantes em que deveria se dedicar às coisas simples. Mas até hoje, isto não faz a menor falta.
Em seu Sedan, o ar condicionado é a brisa daqueles que não sonham. Mas, injusto seria dizer que não sonhou. Teve sim uma meta. E eis aí a grande diferença. Projetou sua felicidade, entregou-se à em bens de consumo, à estruturas materiais. Rendeu-se ao palpável (não falo aqui do toque de mãos, de corpos que se encostam, de olhares que se cruzam, ou por vergonha, se protegem); Menciono o carro, a casa estruturada, o terno, a gravata, o sapato, o equipamento de áudio e vídeo. Seus bens, que fazem bem, apenas à sua distração. Jamais sentiu o frescor da liberdade.
Será que é o momento de uma redenção?
Enfim chegou a hora de concentrar seus esforços na tentativa de resgatar sua natureza perdida?
Está atrasado.
Não perde seu tempo com reflexões dispensáveis. Apenas segue reflexos, como o de passar a primeira marcha.
Sinal verde para a ignorância.

Um comentário:

Anônimo disse...

pelamordedeus .... como ?!!?!?

eu não vou ligar .... imagina bater a cara na parede ... mas dá uma piscadela pra mim que eu apareço num instante .....

ou isso é uma grande e labiríntica tortura / chacota