23 setembro 2006

Carta ao Leitor

“O Brasil está a uma semana do primeiro turno da eleição presidencial. Mas o que deveria ser a celebração da democracia ocorrerá sob a sombra de um escândalo cuja conseqüência mais trágica pode ser até a anulação do resultado nas urnas... o Partido dos Trabalhadores é hoje uma agremiação em frangalhos, sem credibilidade, resultado de um processo de autodestruição ética já apontado por uma reportagem de capa de VEJA de setembro do ano passado”.

Editorial da Revista Veja – Edição 1.975 – Setembro de 2006


Sinceramente, não sei por onde começar.
Se estivesse brincando de jogos dos sete erros de antemão poderia discorrer todos os erros desta informação e ainda sobrariam mais uns três para garantia no caso de uma certa margem de erro.
Vamos a eles:

Erro 1: O Brasil não está apenas a uma semana do primeiro turno da eleição presidencial. No pleito de domingo, serão eleitos também governadores, senadores e deputados. Informação quase óbvia, mas quando omitida no trecho editorial da revista, denota qual o verdadeiro interesse da publicação: atingir o governo federal;

Erro 2: “Celebração da Democracia?” – Uma sociedade democrática de direito não celebra seus direitos apenas em dia de eleição, celebra dia-a-dia, pois a transição de uma era militar ditatorial, para um processo de voto livre deve ser lembrada sempre. Mesmo que transcorridos quase 20 anos.

Erro 3: “Sombra de um escândalo” – Apesar do dinheiro que foi apreendido pela polícia federal ser oriundo do PT, em nenhum momento a revista faz menção ao PSDB, ou a qualquer partido de oposição que possa ter ligação direta com o caso, sendo assim a principal sombra petista.

Erro 4: “Anulação do Resultado nas Urnas” – Utopia Vejista?

Erro 5 : “O Partido dos Frangalhos” – Segundo os especialistas na área política, o Partido dos Trabalhadores será um dos mais bem sucedidos após o dia primeiro de Outubro. Estabilizando sua bancada em grande parte dos Estados.

Erro 6 : “Autodestruição Ética” – Segundo a Revista Carta Capital que acaba de sair nas bancas “ O lado escuro do PT expõe a banda podre do partido. Ao agir na penumbra, em associação com a máfia dos sanguessugas, o grupo arrasta o presidente mais uma vez para o centro da crise”. Percebem a diferenciação? A primeira Revista ataca diretamente a figura presidencial, despejando o preconceito em relação à figura de Lula; enquanto a segunda aponta quem são os responsáveis pela crise: a banda podre e escusa do partido.

Erro 7 : Perder meu tempo lendo uma revista formada por uma agremiação jornalística em frangalhos, sem credibilidade, resultado de um processo de autodestruição ética da grande mídia brasileira.


* Nota ao leitor sapo: Não votarei no Lula no primeiro turno, devido a inúmeros motivos que fizeram estes quatro anos de governo serem diferentes da esperança depositada a quatro anos atrás. Contudo, não admito que esse tipo de golpismo midiático possa acontecer de forma tão insolente, sem que a população tome algum tipo de atitude.
Boicote?
Pesadelo Vejista!

Nenhum comentário: